10 de junho de 2015

EMBUTIDOS: SIM ou NÃO?

Temos um problema SÉRIO! Sim, porque começando pelo significado de "EMBUTIDOS" ele simplesmente não se associa com a imagem abaixo. No dicionário, embutidos vem de embutir e este verbo caracteriza se por "uma peça em outra de modo que a ela se ajuste, em geral sem deixar interstícios".  Então, o quê seria os tais "frios" que comemos?




Você agora também ficou preocupado hein? Bom, no fundo já sabemos que este tal de frios ou embutidos não são classificados como saudáveis para uma alimentação balanceada e equilibrada. Porém mesmo assim comemos diariamente ou vez e outro dependendo das preferências, não é mesmo? 

Fiquei curiosa quando hoje de manhã coloquei na minha fatia de pão integral uma fatia fina da mortadela e o gosto não me sai da boca até agora e claro, anotei num bilhetinho que este seria o nosso assunto de hoje aqui no post. Vamos lá juntos então "descobrir" o quê ele tem que atrai alguns e repele outros!




A professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UNIRIO, Drª Maria Gabriela Bello Koblitz explica que "O sal é um ingrediente de extrema importância em embutidos, pois é responsável pela solubilização das principais proteínas da carne (as proteínas miofibrilares), que são insolúveis em água pura. Sem sal essas proteínas não são devidamente extraídas e os produtos não adquirem as características desejadas, especialmente de textura e homogeneidade. Assim, mesmo que se deseje produzir embutidos com menor teor de sal, que sejam conservados de outras formas, a redução do sal ainda é um desafio tecnológico para a indústria produtora", frisou.

Então, temos uma questão importantíssima para resolver, REDUÇÃO DE SAL na nossa alimentação. Isto mesmo, se você já está pensando em ELIMINAR os EMBUTIDOS assim como eu, estamos no caminho certo. Vai ser fácil? Não! Principalmente para quem foi e está acostumado com este tipo de alimento.




Salsicha, salame, presunto, mortadela e seus derivados. Eles estão nos supermercados, nas padarias e até nos lanches de alguns fast foods. Saborosos, práticos e variados, podem ser encontrados a base de aves (frango e peru) e carne. Mas, eles também são compostos por gordura saturada, sal, açúcares, nitrato, especiarias, conservantes e tripas. A gordura é um ingrediente bastante importante na elaboração dos embutidos , pois apesar dos seus efeitos negativos ela ajuda na qualidade sensorial. Já o sal, atua como conservante e na qualidade sensorial, apesar que em grandes quantidades torna as gorduras mais rançosas. Ix, mais um problema identificado: GORDURA.





E agora? Acho que nem preciso continuar escrevendo sobre o assunto ... Eu já decidi, frios aqui em casa para mim vai ser totalmente restrito. Agora está explicado porque o gosto daquela fatia fina da mortadela que comi hoje no café da manhã não me sai da boca. E depois destas poucas palavras reduzidas aos vilões SAL e GORDURA, precisamos repensar nossos hábitos alimentares, não é mesmo?

Lembra do início do texto onde comentei que no dicionário não temos o significado para isto que comemos e que "EMBUTIR" traduz se por: meter à força; inserir; fixar ... Exatamente, METERAM  sal e gordura em algo, chamaram de frios e/ou embutidos e estão na nossa mesa para ser saboreado e deliciado por nós e por milhões sem a preocupação com a saúde.  Vamos continuar a comprar e comer ESTAS COISAS?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela tua participação!