13 de agosto de 2015

PRATO SAUDÁVEL



As pessoas estão deixando cada vez mais de se alimentar corretamente. As refeições são feitas em lanchonetes ou restaurantes principalmente os conhecidos “quilos” com alimentos prontos que possam ser ingeridos rapidamente dificultando ainda mais a possibilidade de ter uma alimentação equilibrada e saudável. Mas afinal, como preparar um PRATO SAUDÁVEL?


A alimentação adequada está diretamente ligada à qualidade de vida. Quem se alimenta de forma equilibrada, além de se sentir mais disposto, tem melhor concentração e produtividade no trabalho.






A metodologia da montagem do PRATO SAUDÁVEL leva em consideração os grupos de alimentos que compõem a pirâmide alimentar e suas respectivas quantidades, de uma maneira prática e visual.







Muitas pessoas na ânsia pelo emagrecimento acabam fazendo dietas mirabolantes, com restrição de proteínas ou carboidratos. Outras,  levadas pela desinformação e correria do dia-a- dia optam por frituras e alimentos industrializados.


Diante disso, é importante esclarecer que pratos com excessos ou restrições inadequadas levam ao ganho de gordura, perda de massa magra, além de prejudicar a saúde podendo ocasionar o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.






Mas então qual a melhor forma de montar um prato saudável? Quais Alimentos são necessários incluir ou excluir?


Nutricionistas apresentam que tendo como referência um prato raso tradicional, 1/2 deverá ser preenchido com legumes e saladas; 1/4 com carboidratos (arroz, pão ou macarrão integral, batata ...); 1/4 de proteína vegetal (feijão, grão de bico, lentilhas, ervilhas ...) e proteína animal (carnes magras, ovos e queijos).






Difícil de montar o seu prato saudável? Não! O quê vamos precisar é de disciplina e hábito que logo, logo tudo será automático e nem mais lembraremos de como nos alimentávamos de maneira não tão saudável, não é mesmo?


BOM APETITE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela tua participação!