4 de maio de 2015

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

E aí? Você fez o seu "check list" básico para melhorar a sua qualidade de vida? O quê? Ainda não? Esperando o quê para pegar o diário e escrever? Você não sabe o quê é isto? Então dê um pulinho no post METAS & CAMINHOS e leia com bastante atenção porque hoje vamos conversar sobre DIETA BALANCEADA E EQUILIBRADA. Vamos lá!




Primeiramente quero esclarecer um detalhe aqui para você, não sou profissional da saúde em nutrição e sim com formação em fisioterapia e desta forma estarei apenas oferecendo orientações sobre alguns conceitos o restante vamos pesquisar juntos sobre o tema e se precisar posso indicar alguns nutricionistas conhecidos para lhe ajudar, combinado? Ah, não canso em repetir, saúde é sinônimo de muita PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA, ok!




Você sabe qual a diferença entre DIETA e REEDUCAÇÃO ALIMENTAR? São duas palavras com significados bem diferentes em termos de nutrição/alimentação. "Dieta" neste nosso contexto possui sinônimos de jejum, abstinência, regime, privação e "reeducação" é o ato de educar novamente, ou melhor, reeducar o seu corpo para uma alimentação correta (balanceada e equilibrada). Fácil, não é mesmo? Nem preciso perguntar para você qual seria a melhor escolha para auxiliar na solução do nosso problema, não é mesmo?




Alimentação balanceada e equilibrada não é um bicho de sete cabeças como dizem. O quê acabada tornando um pouco complicado nem seria escolher entre o certo e o errado para comer e sim a famosa "VONTADE". Sim, vai me dizer que você já não passou por vários momentos onde poderia escolher um hambúrguer tradicional ou um sanduíche natural? Já passou sim né! E ainda escutou num dos ouvidos alguém dizer o seguinte, "Coma é uma delícia e só vai ser hoje!" Viu como você conhece e sabe como fazer uma dieta saudável! 




Sabe o quê acaba tornando tudo isto mais difícil? HÁBITO e INFLUÊNCIA. Sim, o hábito alimentar é uma tendência ou comportamento geralmente inconsciente que resulta da repetição frequente de certas escolhas diárias nas refeições. Desta forma diríamos que é um costume alimentar, ou seja, a famosa afirmação "sempre comi assim". E a influência é algo perigoso. Porque? Porque a influência é o poder ou a ação que alguém exerce sobre outrem ou sobre certas escolhas e aí se você não estiver firme nos teus objetivos e nas tuas metas para alcançar a solução do problema, facilmente este "outro" poderá desviar você do seu caminho e opinar outras escolhas. Vai ser bom para você agora?




Pronto, agora já estamos quase preparados para começar nossas refeições! Não irei ditar regras ou quantidades de cada alimento que iremos "comer" porque tudo isto é particular e com certeza se você seguiu minha sugestão lá no início de procurar um profissional para fazer avaliação nutricional, com certeza este já lhe passou uma dieta balanceada e equilibrada, não é mesmo? Caso contrário não se preocupe agora com quantidade e sim com qualidade, vamos escolher o quê é mais saudável e natural para as nossas refeições, ok!  Só irei compartilhar algumas dicas para podermos refinar estas escolhas da melhor forma e tornar ainda mais fácil e automáticas as nossas decisões!

  1. Coma de três (3) em três (3) horas para manter o metabolismo sempre ativo;
  2. Não pule refeições: café da manhã, lanche, almoço, lanche, janta e ceia; 
  3. Beba bastante água durante o dia e não tudo em uma única vez;
  4. Adicione pelo menos 3 frutas na alimentação durante o dia;
  5. Deixe em cada refeição o seu prato sempre bem colorido;
  6. Coma devagar e mastigue bem;
  7. Faça cardápio semanal (use o seu diário para isso);
  8. Calma e persistência pois tudo irá tornar se um novo hábito em sua vida!



E vamos praticar pois a saúde nos chama! Até a próxima postagem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela tua participação!