28 de abril de 2015

DIÁRIO DE BORDO

Olá, como vai? Por algum motivo você está aqui, não é mesmo! Não precisas me contar! 
O importante é que a tua iniciativa te trouxe e vamos juntos embarcar numa grande aventura. Preparado(a)? Mas antes temos que combinar algumas "regrinhas básicas". Vamos lá?!




Sim, exatamente o quê você está vendo e pensando! Vamos precisar de um caderno físico ou virtual para registrarmos as nossas mudanças através dos caminhos que iremos percorrer. O quê, você não gosta de escrever? Ix, então teremos um pequeno problema para resolver antes, não é mesmo?

Hei, vem cá! Conte me um segredinho, escrever mexe com tuas ideias? Quando pegas uma caneta/ lápis ou um processador de textos dá um branco e não sabes por onde começar? Sério? Não se estresse, vamos registrar juntos todas as transformações que irão surgir, combinado?

E então, já escolheste o teu "bloco de anotações" para fazermos dele um maravilhoso DIÁRIO DE BORDO? Beleza! Então vamos começar a nossa incrível JORNADA PELA SAÚDE!




Escrever um diário significa registrar as tuas atividades cotidianas; coletar os teus pensamentos mais íntimos ou simplesmente para organizar e se manter no ritmo certo ao realizar uma tarefa. Isto quer dizer que não existem regras definidas de como ele deve ser escrito ou por qual motivo ele será feito.

Uma dica interessante é levar seu diário onde quer que vá, assim poderás registrar teus pensamentos no momento em que eles ocorrerem. Ou então optes por sentar-se e esvaziar tua mente em uma hora específica TODO DIA. O que decidires faças disso um hábito pois te ajudará a não abandonar o foco.

Mas existe uma ÚNICA regra a seguir quando se escreve um diário, marque a data! Pode até parecer uma chateação desnecessária mas irás te surpreender quando desta informação precisares. 




Vamos começar a escrever? Mas antes deixe eu lhe contar uma coisa, tente imaginar teu diário como um exercício de escrita livre. Isto quer dizer que ao invés de se preocupar com a gramática e ortografia, use este registro como uma ferramenta para colocar teus pensamentos e sentimentos no papel e organizá-los. Simples assim! Afinal, o diário é seu e neste momento só você vai ter acesso. 

Mas você planeja mostrar seus textos aos outros? Então creio que terás que cuidar com "o português". Porém não te sintas constrangido e não precisas te preocupar com o que as pessoas podem pensar. Afinal, o diário é seu e lê quem quer e quem se identifica contigo (principalmente).

Mas lembre, quanto mais dedicado fores com relação ao teu diário, mais significativo ele se tornará!




Pode parecer estranho o que vou lhe contar agora, mas é importante que você escreva em primeira pessoa no teu diário. Isso significa usar "eu", "mim" ou "meu" em tuas frases.

E ao terminar o texto do dia, é legal resumir teus pensamentos em uma frase ou duas começando assim: "O que aprendi hoje foi..." ou "Gostaria de passar mais tempo pensando sobre ou fazendo..."




Pense nesta frase citada por Renato Russo pois nos encontraremos na próxima postagem para conversar sobre alguém muito importante, VOCÊ! 

Até breve!



Um comentário:

  1. Amei essa idéia..... as vezes temos idéias q esquecemos por não anotá-las.

    ResponderExcluir

Obrigada pela tua participação!